Seguidores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DA REENCARNAÇÃO

14.2 - HISTÓRIA DA REENCARNAÇÃO:
14.2.1 - PRÉ – HISTÓRIA:
ARQUEOLOGIA:
É através dela é que temos conhecimento das crenças dos primeiros homens na face da terra, pelas amostras dos fragmentos de gravuras e esculturas que sobreviveram à ação dos séculos, fica clara entre eles uma idéia universal do espírito que sobrevive a morte do corpo físico. Algumas dessas crenças tomavam uma forma de regresso ao corpo físico pelos processos da mumificação, ou do renascimento em um corpo novo.
14.2.2 - NA HISTÓRIA ENTRE OS POVOS:
ÁFRICA:
A crença da reencarnação existem em quase 100 tribos negras:
47 tribos:– Acreditam na metempsicose, aceitando a possibilidade da reencarnação em animais.
36 tribos:– Na reencarnação propriamente dita, palingenesia.
12 tribos: – Em que ambas são possíveis.
  • ZULUS
    Reencarnação aperfeiçoamento gradual do individuo, até que o retorno não seja mais necessário.
  • OESTE DA ÁFRICA
    Reencarnação é algo tão bom que as pessoas não querem se livrar do ciclo, nascimento e morte. Reencarnar é bom para a alma.
  • SUL DA NIGÉRIA
    Acredita-se que a alma pode retornar em pessoas variadas e de sexo diferentes.
  • OS IORUBAS (YORUBA)
    Povo do grupo Sudanês da África Ocidental, que vive no sudoeste da Nigéria. Essas tribos deixam que os feiticeiros advinhem o que a criança foi, para depois a mãe dar um nome adequado, segundo essas tribos, a alma desce para o centro da terra e lá permanece de 2 meses a 2 anos, dependendo da extensão da saudade que sente do mundo acima. A gravidez dolorosa indica uma morte dolorosa na vida anterior.
    Povo do grupo Sudanês da África Ocidental, que vive no sudoeste da Nigéria. Essas tribos deixam que os feiticeiros advinhem o que a criança foi, para depois a mãe dar um nome adequado, segundo essas tribos, a alma desce para o centro da terra e lá permanece de 2 meses a 2 anos, dependendo da extensão da saudade que sente do mundo acima. A gravidez dolorosa indica uma morte dolorosa na vida anterior.
  • ZAIRE: Gêmeos e trigêmeos são honrados como chefes renascidos.
ÁSIA:
  • BIRMANESES
    Crêem no retorno dos indivíduos.
  • BUDISMO OFICIAL
    Aceitam que as pessoas assumam características de uma ou mais personalidades prévias, mas negam que sejam idênticas a alguma personalidade anterior.
  • BALINESES – (INDONÉSIA)
    Tem forte tradição na reencarnação, crêem que as pessoas renascem repetidas vezes na mesma família.
  • JAPONESES
    Tem algumas visões de reencarnações que são anteriores ao budismo.
     
EUROPA:
  • CELTAS
    Acreditam que após um número de vidas, possam atingir um “Céu Branco” onde se tornariam conscientes de Deus. Após cada morte, a alma tem um período de descanso.
  • TEUTÕES
    Acreditavam que reencarnavam na mesma família com o mesmo nome.
  • SAXÕES
    Acreditavam que a pessoa torna-se uma rosa ou uma pomba, por um tempo, e depois segue seu rumo a lugares divinos.
  • DRUÍDAS:
    Tidos como bárbaros, os antigos druidas, principalmente os que viviam na Gália (hoje França e Bélgica), sustentavam uma admirável concepção filosófica e mística a respeito da imortalidade da alma. Seus sacerdotes eram famosos pelo nível de sabedoria. Os gauleses chegaram a dar, a cada criminoso condenado, um prazo de cinco anos, depois da sentença de morte e antes da execução, para que se preparasse para o estado futuro, através do cultivo da vida anterior. As influências da conquista romana destruíram sua filosofia e religião. Segundo Allan Kardec eles acreditavam na Reencarnação, porém historicamente não se pode afirmar isso.
AMÉRICA DO NORTE:
  • TLINGITS
    Habitavam o sudeste do Alasca e noroeste do Canadá, tinham especial atenção aos Estigmas (marcas no corpo que indicam a identidade do recém-nascido). A alma que retorna pode escolher sua futura mãe. O sonho das grávidas com os parentes falecidos tinha muita importância. Após a morte, a alma vai para diferentes lugares. Um deles é para onde vão os que morreram violentamente. Há indícios de crença na Metempsicose.
  • ESQUIMÓS OCIDENTAIS
    Acreditavam na reencarnação, acreditam em cincos estágios ascendentes após a vida, entre eles reencarnações sobrepostas, em que alguém renasceu antes da personalidade previa ter morrido.
  • LESTE DA AMÉRICA DO NORTE
    Crença na reencarnação raizada e difundida. Em comum que as pessoas de coração puro podiam se lembrar das vidas passadas.
  • CHIPPAWAYS
    Acreditavam que o sonho era o instrumento para rever e enxergar o futuro. Outras Tribos Indígenas: viam os pioneiros brancos como gerações que retornavam do passado.
MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL:
  • As tribos acreditavam na reencarnação:
  • ÍNDIOS MEXICANOS
    Acreditavam na Metempsicose. Pessoas importantes retornariam como belos pássaros e animais superiores; os de baixa condição como: besouros e outros animais inferiores.

AMÉRICA DO SUL:
  • INCAS
    Acreditavam que uma pessoa poderia retornar ao seu corpo, se este fosse corretamente mumificado.
  • TRIBOS BRASILEIRAS
    Acreditam na reencarnação.
AUSTRÁLIA E OCEANIA:
  • ABORÍGENES AUSTRALIANOS
    Tudo leva a crer que as idéias sobre a reencarnação fossem universais entre os Aborígenes Australianos, tendo permanecido mais tarde entre as Tribos Centrais e as do Norte. Depois da chegada dos Europeus, foi difundida entre eles a crença de que retornariam como homens brancos.
  • OKINAWA
    Ao Norte do Pacífico, acreditam que a alma deixa o corpo 49 dias após a morte. Depois de um período não maior que 7 gerações, a alma retorna num corpo cuja aparência lembra a encarnação prévia.
EGÍPCIOS:
  • EGITO
    Foi a pátria dos mais elevados ensinos ocultos e segundo Heródoto, a pioneira na crença da imortalidade da alma. Ensinava, em sua pureza original a doutrina dos vários “invólucros” do homem, como o corpo físico, o corpo astral e o duplo etéreo.Os Egípcios acreditavam que depois da morte a alma habitava durante 3 mil anos em todo tipo de encarnação vegetal e animal, e só então retornava como humana. Só voltaria ao corpo original se ele estivesse corretamente mumificado
CALDEUS:
  • Sua sociedade secreta sustentava a doutrina da reencarnação como uma das suas verdades fundamentais. Seus mestres, chamados “Magos”, acreditavam que a alma evoluída, após várias encarnações, encaminhava-se a um estado de suprema felicidade, no qual podia lembrar-se de todas as suas vidas anteriores e não precisava mais encarnar. Com esse tesouro de sasbedoria, passaria a ajudar e guiar as raças futuras que surgissem na Terra. Para eles todos os seres vivos eram variantes manifestações da Vida Uma e do Ser Uno.
     
CHINA:
  • Sua doutrina esotérica referente à encarnação aparece na obra de Lao-Tsé, o Tão-Teh-King. Nela, o universo e a alma humana procedem da união e ação do princípio universal. O Tão, com a atividade criadora do universo, o Teh. Tudo sai do Tão e volta ao Tão, a grande unidade.
GREGOS:
  • GRÉCIA
    Famosa por seus grandes filósofos, a Grécia teve também grandes ocultistas e místicos. Sua visão sobre a reencarnação originava-se dos “Mistérios Órficos”. Segundo a doutrina órfica, a pessoa é formada de um pequeno elemento divino e um grande e mau elemento tirânico. Os humanos precisam aprender a eliminar o elemento tirânico dentro de si. Isso leva necessariamente muitas encarnações, a partir das quais a libertação é possível. A recompensa e a punição virão nas próximas reencarnações humanas ou animai
  • PITÁGORAS
    O grande instrutor ocultista da Grécia, sua escola e seus adeptos aceitavam e ensinavam a doutrina da vida depois da morte, diferente das mais antigas, por pregar que os bons animais podiam encarnar como humanos, e que os humanos podiam encarnar como animais ou plantas.
  • PLATÃO
    Filósofo que marcou fundo o pensamento ocidental, defendia que a alma reencarnada tem vislumbres de recordações de suas vidas passadas, como instintos e intuições. Dessas vidas originam-se as idéias inatas.

JUDEUS:
  • JUDAISMO
    Fazia parte dos dogmas judaicos o nome ressurreição. Entendiam que era o retorno a vida no próprio corpo(cadáver). Para a ciência é materialmente impossível. Reencarnação é a volta da alma ou espírito a vida corpórea, mas num outro corpo que nada tem a ver com o corpo anterior.
  • CABALA
    Escritos Secretos, é a principal base Esotérica dos Judeus. Segundo ela, todas as almas, entre longos intervalos de descanso e purificação, são sujeitas a repetidos renascimentos. Nestes, há um esquecimento total das vidas anteriores. A finalidade é purificar-se, evoluir e atingir a perfeição.
  • ZOHAR
    Livro Secreto - Baseia-se nos ensinamentos da cabala e os amplifica a idéia de que se atinge a perfeição através de repetidos renascimentos.
  • ESSÊNIOS
    Constituíam uma seita mística que apareceu entre os judeus durante o século que precedeu o nascimento de Jesus. Ela contribuiu muito para a divulgação das verdades da reencarnação entre os judeus. Foi a mais importante seita mística do seu tempo.
CRISTIANISMO:
  • CRISTÃOS PRIMITIVOS
    Na primitiva igreja cristã havia uma doutrina esotérica e, parte dela, consistia no ensino da preexistência da alma. Essa doutrina era conhecida como “Mistérios” ou “Ensinos Íntimos” e não era revelada as massas. Os escritos dos primeiros padres da igreja cristã estão repletos de muitas alusões a esses mistérios. Orígenes escreveu muito sobre essas coisas. João Batista era geralmente reconhecido como a reencarnação de Elias, até pela massa popular.
  • GNÓSTICOS
    Os Gnósticos que constituíam uma ordem e escola na igreja primitiva, ensinavam a reencarnação clara e abertamente, sendo por isso perseguidos pelos mais conservadores.
  • SANTO AGOSTINHO
    Em confissões, diz textualmente: “Não vivi em outro corpo antes de entrar no ventre de minha mãe”.
  • CLERO
    A Reencarnação teve por vários séculos muito adeptos sérios da igreja primitiva, ela era reconhecida como florescente até pelos que a combatiam. Os diversos Concílios Eclesiásticos pronunciaram-se contra a doutrina da reencarnação, consideravam-na uma heresia. Os ensinamentos foram condenados e censurados. Até que, no ano de 553, um Concílio cuidadosamente preparado pelo Imperador Bizantino Justiniano, considerou-a um anátema. Dois fatores levaram a Igreja a esta decisão: primeiro foi a grande campanha desencadeada por Theodora – cortesã libidinosa, amante e, posteriormente, esposa de Justiniano – que não se conformava com a idéia de ter de reencarnar diversas vezes para expiar seus crimes e erros; segundo, a doutrina do céu e do inferno imediatos dava maior poder ao clero, em vias de consolação. Uma vez cristalizado, é muito difícil modificar-se um dogma. Assim, até hoje a Igreja condena a doutrina da reencarnação.
ISLAMISMO:
  • ISLÃ:
    Embora não tenham uma crença explícita na reencarnação, algumas seitas muçulmanas acreditam nela, de um modo fatalista, que conduz o homem a uma quietude e a uma indiferença inimigas de todo o progresso e que negam o livre-arbítrio. Há os que pensam que a alma humana possa passar para um animal ou para outra pessoa, dependendo do seu estágio.
  • SUFIS:
    Nesta seita, influenciados por Zoroastro, crêem na reencarnação. Segundo eles a alma imortal entra neste mundo por um curto período para ganhar experiência. Ela pode ter descido de esferas superiores ou estar trabalhando para a sua ascensão, a partir da esfera inferior. O número de reencarnações é pequeno, pois consideram a progressão e o retrocesso da alma como um processo de auto-fortalecimento. A aceleração do auto-fortalecimento leva, depois de algumas encarnações, a uma virada decisiva.

ÍNDIA:
  • HINDUÍSMO:
    A Índia pode ser considerada a grande mãe da doutrina da reencarnação, pois lá encontrou o seu mais completo florescimento. Talvez em nenhuma outra parte do planeta se encontre uma convicção tão coletiva e forte na vida da alma. Seus livros religiosos se referem a reencarnação. O conceito geral HINDUÍSTA, é que as almas humanas originam-se do Ser Supremo e essencialmente permanecem idênticas a Ele. Muitas encarnações sucessivas provocam uma involução gradual, fazendo que as almas se esqueçam de suas origens, confundam-se e se entorpeçam. Mas gradualmente, por meio de outras experiências ao longo de sucessivas encarnações, as pessoas começam a perceber para onde devem retornar. Então, cada vida é um empenho para o retorno. Ficar preso aos fascínios do mundo material é um erro. A pessoa deve separar-se deles e tornar-se espiritual, atingindo o Moksha (libertação) , e finalmente encontrando o caminho de volta a Brahma. Uma outra visão é de que as almas Jivas , começam como formas mais simples de vida. Elas alcançam o estágio humano através de estágios como minerais, vegetais e animais. Por último, tornam-se anjos, após muitas encarnações.
  • Cada Jiva tem em si o atman, o eterno, a essência divina. Samsara, o ciclo de vidas sucessivas, leva mais ou menos naturalmente ao crescimento e ao amadurecimento. Quando a alma alcança a autoconsciência humana e atinge a liberdade de escolha e a responsabilidade pessoal, seu próprio esforço determinará seu carma.
  • VEDAS
    Os Vedas (conhecimento em Sânscrito) - Conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surge na Índia a partir de 2.000 a.C., objetivo é superar o ciclo de reencarnações (samsara) para atingir o nirvana, sabedoria resultante do conhecimento de si mesmo e do Universo. O caminho para o nirvana passa pelo ascetismo, pelas práticas religiosas, pelas orações e pela Yoga.
  • UPANISHADS
    Os Upanishads, falam da reencarnação de forma clara.
  • MAHABHARATA
    O Mahabharata e as leis do MANU, também falam da reencarnação.
  • BHAGAVAD-GITA
    O Bhagavad-gita diz, literalmente: “O Homem Real, isto é, o Espírito do Homem, nem nasce, nem morre; inato, imortal, perpétuo e eterno, sempre existiu e existirá. O corpo pode morrer ou ser morto e destruído; porém aquele que ocupou o corpo permanece depois da morte deste”.
  • BUDISMO
    Tanto o Budismo como o Hinduismo acreditam na ação do Samsara, a repetição infinita de vidas, até atingir o Mosksha. Mas os Budistas preferem falar em renascimento, em vez de reencarnação. A diferença entre as duas correntes está em annata: embora as características do falecido sejam transmitidas para a nova vida, a entidade pessoal tem um EU permanente; como se fosse a chama de uma vela acendendo outra vela, a continuidade, não a identidade. Ver Renascimento
  • BUDISMO TIBETANO
    Para eles o renascimento ocorre imediatamente. Uma especialidade tibetana é a reencarnação dos Lamas, chamada Sprul-Sku, nela a entidade é preservada, pois uma força contrária é empregada contra a desintegração da personalidade. Para tanto, é necessário muita força física e muita força de vontade. Pessoas cujas missões não foram cumpridas, algumas vezes retornam dessa maneira.
  • BUDISMO MAHAYANA
    São os que atingiram a iluminação e não precisam encarnar mais para resgatar carma, fazem-no apenas por compaixão à humanidade ainda em sofrimento. O Budismo introduziu a reencarnação na China e se tornou uma das religiões populares, no Japão e em outros países , se transformou em uma religião de ritualismo, dogmas e cerimonialismo, perdendo muito da filosofia original.
  • JAÍNISMO
    Fazem referência ao Samsara e ao Moksha , mas acreditam que o carma depende unicamente da conseqüência dos atos e não da intenções morais. Causar a morte de alguém, não intencionalmente, produziria o mesmo carma que um assassinato a sangue frio ou passional. Muito conscienciosos, os jainistas praticam ahimsa – total pacifismo – vegetarianismo estrito e o trabalho incessante. Para eles, após a morte, a alma une-se imediatamente à concepção de uma criança e renasce depois de 9 meses.
  • FILOSOFIA YOGA
    Ensina que a alma reencarnará na Terra tantas vezes quanto for preciso, para se tornar capaz de passar a planos superiores de existência. Nesta filosofia a lei de causa e efeito e a lei de atração, em que o igual é atraído por um igual, tem um grande efeito.
  • TEOSOFIA:
    Conserva pura a doutrina da Reencarnação e sua lei fundamental: a lei do carma. Para os Teósofos as idéias reencarnacionistas tiveram maior prestígio intelectual e cultural e menos polêmica, devido a sua ligação com a filosofia indiana. Segundo os adeptos, seus mestres que inspiraram o movimento vivem no Himalaia. Seu conceito de reencarnação é mais místico do que espiritual. Para se ter uma boa compreensão da teoria da reencarnação é indispensável conhecer exatamente a lei do carma e suas funções. Ela gerou um grande número de escolas, entre elas a ANTROPOSOFIA, ( movimento de esoterismo cristão fundado em 1913 por Rudolf Steiner), com doutrinas próprias sobre a reencarnação e o carma . Steiner era um gnóstico, valorizava o pensamento ensinado na fonte. Procurava o conhecimento direto com suas origens, e suas teorias são todas baseadas na inspiração do Insight (ato de perceber, de maneira súbita, a solução de um problema, a natureza de uma figura ou de um objeto, etc.).
  • ROSACRUZES, MAÇONS, ESOTÉRICOS, ALQUIMISTAS: Aceitam e difundem a Reencarnação Palingenésica.

24 comentários:

  1. Um belo texto sobre reencarnação. Atualmente muitos acreditam e no futuro não mais existirão dúvidas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Zilda, sou católica, porém, aberta à diversas espiritualidades. A reencarnação para mim ainda não é uma convicção 100%, entende? mas não deixa de ser uma possibilidade.

    Achei muito boa essa postagem viu? Sobre a parte do cristianismo, eu mesma constato algumas insinuações em alguns textos da bíblia, contradições em outros, enfim, chega a dar um no cérebro rs...

    Beijo na alma, querida!

    ResponderExcluir
  3. Passando pra deixar meu abraço...
    Valeu pelo texto esclarecedor.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Zilda!!
    Será um prazer conhece-la dia 26 c/ ctz!!
    Este texto é muito esclarecedor mesmo...está claro até mesmo para quem nunca leu algo a respeito.Obg por compartilhar!!
    Bjss♥

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Élys por sua presença,Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  6. Espero que lhe seja útil Meri!!!Bjksssssssss

    ResponderExcluir
  7. Valeu Teresa e até lá então!Bjkssssssss

    ResponderExcluir
  8. Ótimo que pensa assim Dora!Bjksssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda, gostei bastante desse seu post. É muito esclarecedor e obriga a uma maior reflexão.
    Eu nasci católica, sabe, mas hoje em dia digo que minha religião é DEUS, isso porque tenho muitas dúvidas sobre todas as religiões e em todas aquelas sobre as quais me debrucei um pouquinho encontrei pontos com os quais não concordo, então eu acredito em DEUS e tenho muita FÉ, ajo na prática do BEM e penso que isso seja o mais importante.
    Quanto a reencarnação, estou muito inclinada a acreditar piamente pois embora nunca tenha sido espírita, nem ninguém na minha família, descobri que muitos fenómenos na minha vida são na verdade mediunidade e sobre os mesmos tenho estudado e procurado entender. Você deve compreender a minha dificuldade pois faz apenas um ano que me descobri médium e garanto que não foi nada fácil no começo. Hoje lido com mais tranquilidade com tudo isso, mas ainda estou nos primeiros passos e confesso que muitas vezes chego a duvidar de mim mesma levantando várias possibilidades e outro tipo de explicações para o que acontece comigo, como é o caso da psicografia. Por outro lado, é tudo tão óbvio que me sinto ridícula quando o faço. No entanto, é todo um processo e algum dia não terei mais dúvidas. DEUS me guia :)
    Beijos.
    Angel.

    ResponderExcluir
  10. Angel querida ,todas as suas dúvidas são normais;todos passamos por elas.Perseverança e muito estudo é o remédio,pois foi Jesus quem disse:Conhecereis a verdade e ela vos libertará.Bjs e sigamos em frente.

    ResponderExcluir
  11. Ola passei por aqui para lhe agradecer. Muito obrigada pela visita e sugestão.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  12. Sensacional o seu post Zilda.
    O mundo tem nos mostrado dia a dia que certamente temos outras vidas sim.
    Interessante você colocar no que todas as crenças acreditam.
    Respeito todas sem distinção.
    Parabéns!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida! 'Tamo junto' no encontro! Quando será? E onde? Beijos! Ana (CEHL)

    ResponderExcluir
  14. Zilda, sabia de alguns sobre reencarnação, mas agora ficou mais completa... Muito bom!!!

    Linda! Sobre o frete, tenho que saber qual cidade de Pernambuco, como não tinha informação, coloquei o cep de Caruaru, deu R$ 13,00, pelo Pac (encomenda econômica, p/ chegar em média 7 dias úteis).
    Qualquer dúvida me mande pelo e-mail biaarte@hotmail.com

    Dia 15 de fe/2011, vou instalar a vitrine virtual da Jubiart, você vai acessar através do blog...

    Muita luz para você!

    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  15. Valeu Ana!Pedi para a Karla entrar em contato com você.Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ok Bia!!Entrarei em contato.Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Estou maravilhado!
    Quanta Luz...

    Quantos amigos tenho por aqui Zilda,
    eu tava devendo esta visita!

    Não te perco mais de vista!

    Vou te indicar lá no meu Blog do Novo Mito!

    Beijos de Luz!

    ResponderExcluir
  18. Fico muito feliz com seu comentário e sua presença,William.Muito obrigada.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  19. Olá querida!
    Quanta informação interessante!
    Ótimo post!

    bj

    ResponderExcluir
  20. Valeu a presença Beta.Obrigada e volte sempre.Bjs

    ResponderExcluir
  21. Zildinha,

    amei esse post.
    Há... Estou te seguindo (Sueli Silva)Achou? me avisa tá querida qualquer problema.

    beijos

    WWW.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger