Seguidores

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MULTA PARA ACADÊMICO QUE CHAMOU ESPÍRITAS DE "CHARLATÕES"

MULTA PARA ACADÊMICO QUE CHAMOU ESPÍRITAS DE "CHARLATÕES"



 

O Tribunal de Justiça de Albacete, na Espanha, no último dia 7 de novembro condenou, por difamação um catedrático e vice-diretor acadêmico de uma universidade que chamou os participantes de um congresso espírita de "charlatões".
Fernando Cuartero, da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), tentou impedir, no ano passado, que o campus universitário da UCLM sediasse um seminário espírita chamado "Vida depois da vida". Como não conseguiu, fez um protesto público diante dos participantes e os chamou de "enganadores vulgares".

A organização do evento, que contou com a participação de médiuns, videntes, parapsicólogos e escritores, processou o catedrático. Segundo a juíza do caso, Otília Martínez Palácios, a crítica de Cuartero teve caráter de injúria e difamação. "Chamar parapsicologia de pseudociência é uma crítica social aceita, mas isso não quer dizer que (os parapsicólogos) sejam vulgares enganadores", disse ela ao anunciar a sentença."Estas expressões são desnecessárias para criticar um seminário", completou a juíza, que condenou o catedrático a pagar uma multa de 204 euros (R$ 483), mais os custos do processo (valor não divulgado pela Justiça) e uma retratação pública.

O organizador do seminário que levou o catedrático aos tribunais, Rafael Campillo, disse que a decisão judicial é uma vitória não só dos espíritas, mas de todos os que defendem a liberdade religiosa. "Quando o senhor catedrático Fernando Cuartero se sentiu livre para nos chamar de vulgares enganadores, ultrapassou um limite legal. Nenhuma fé religiosa pode ser atacada em nome de uma liberdade de expressão ofensiva", afirmou Campillo.
O incidente aconteceu em outubro de 2009. O departamento de comunicação da universidade disse que o espaço do campus foi alugado para o evento e que a UCLM permitiu que seu logotipo aparecesse nos cartazes de propaganda como "colaboradora de forma gratuita, sem mais participações ou interesses".

Ao ser informado do seminário, Cuartero entregou pessoalmente ao reitor uma carta dizendo que "no campus de Albacete se celebrará uma espécie de curso sobre experiências ligadas à morte, espiritismo e outras bobagens de pura pseudociência de charlatões. Algo impróprio de uma instituição científica como uma universidade".

"Como vice-reitor do campus quero manifestar minha total desaprovação a estes tipos de atos, tais como sessões de astrologia, vidências, enganos e crenças absurdas em uma sede como a nossa, usada de má fé por vulgares charlatães." Cuartero disse ainda que não desmente nenhuma das palavras escritas na carta ao reitor. Mas disse que não tem intenção de retratar-se e que apelará contra a sentença, que considera "inadequada".

 

3 comentários:

  1. Multa bem empregada, ninguém tem o direito de ofender quem quer que seja.
    Paz e luz!!

    ResponderExcluir
  2. Beijoooooooooo........Tava vendo as fotos antigas, com Ana, Divaldo...essa de Divaldo foi na Rádio Planalto não foi??

    ResponderExcluir
  3. Obrigada filhão!!!!!Fotos dos trabalhos no ceac....Bj no coração...

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger