Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

Peregrino




Peregrino

Francine Moreno

Um dos maiores divulgadores da doutrina espírita por todo o mundo, Divaldo Pereira Franco teve sua primeira experiência mediúnica quando tinha quatro anos. Nascido em Feira de Santana, o médium mora atualmente em Salvador, onde mantém, há mais de 50 anos, a mansão do Caminho, um centro especializado em espiritualidade e caridade. Com mais de 200 livros psicografados e editados, Divaldo Franco passa pelo menos 250 dias por ano fora de Salvador, visitando e fazendo palestras. 

A missão é sempre a mesma: levar uma mensagem de paz e de renovação dentro dos princípios preconizados por Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita. Em Rio Preto, o médium vai fazer palestra gratuita no Hospital Adolfo Bezerra de Menezes, no Jardim Esplanada. A palestra acontece nesta quarta-feira, dia 28, às 20 horas, no Centro Terapêutico. O médium falou com o Diário sobre seu trabalho e sobre espiritualidade.
Segue abaixo a entrevista

Diário - Como o senhor resumiria a doutrina espírita? 
Divaldo Pereira Franco - O Espiritismo, conforme declarou o venerando Espírito Manuel Vianna de Carvalho, é a ciência da filosofia, a filosofia da religião e a religião da ciência. Isto equivale a dizer que se trata de uma doutrina que investiga a imortalidade do espírito, explica as razões do sofrimento na Terra e conforta os corações com a esperança resultante da prática do bem e do amor através da caridade. 

Diário - Que tipo de mensagem o senhor procura levar nesses encontros com as pessoas pelo Brasil e fora dele? 
Divaldo - A nossa preocupação maior é atender-lhes as necessidades espirituais, elucidando as razões geradoras dos problemas, as técnicas preventivas e aquelas que podem contribuir em favor da paz. Procuro demonstrar que todo efeito provém de uma causa, logo os efeitos inteligentes têm causas igualmente inteligentes, conforme as teses doutrinárias, pois somente sofremos o que é necessário para nossa evolução, avançando sempre no rumo da plenitude. Procuro explicar que o importante não é apenas vincular-se a uma doutrina filosófica, ética ou religiosa, porém, o comportamento moral do indivíduo é importante, onde quer que se localize. Diante dos magnos problemas da atualidade, somos o que fizemos de nós mesmos em outras existências, cabendo-nos o dever de nos tornarmos melhores hoje, objetivando a felicidade amanhã, que não é utópica, mas realidade. Toda sementeira resulta em colheita compulsória, especialmente as de qualidade moral. 

Diário - O número de adeptos do Espiritismo tem crescido nos últimos anos. A que se deve isso? 
Divaldo - Isso deve-se aos conteúdos de lógica de que se constitui a doutrina, que é despida de subterfúgios, de rituais, de superstições, de cerimoniais, apelando sempre para a lógica e o bom senso de cada profitente, marchando ao lado das conquistas da Ciência que logo são incorporadas. As terapêuticas espíritas colocadas a serviço do ser humano, constituem benefício moral de alta significação, ao lado das demonstrações da imortalidade da alma, através das reuniões mediúnicas ou experimentais. 

Diário - A espiritualidade não é algo separado da vida diária, uma atividade, entre outras, a ser enquadrada na agenda? 
Divaldo - O ser humano é um espírito encarnado, logo, o seu lado espiritual não pode ser deixado à margem para determinados momentos de religiosidade. É parte integrante de todos os seus momentos, sem nenhuma acomodação mística nem revolucionária, constituindo razão de reflexões em torno dos pensamentos, das palavras, dos atos, vivendo em harmonia consigo mesmo e com os demais. 

Diário - Quais são os benefícios de quem é um ser espiritual? 
Divaldo - Quanto mais o indivíduo se espiritualiza mais supera as paixões primitivas, experienciando alegrias incomuns, sem os conflitos existenciais que tanto afligem a sociedade. A conquista interior é um desafio espiritual, filosófico e histórico, em razão de ali encontrar-se a razão de todos os desafios morais adormecidos no cerne do ser - no seu inconsciente profundo, no seu perispírito - que necessitam vir à luz. Aquele que se controla e que se ilumina, inevitavelmente, torna-se um sábio. 

Diário - Viver conectado espiritualmente é manter a consciência alinhada em todos os níveis: físico, emocional e espiritual? 
Divaldo - Sem dúvida. Quando estamos conscientizados da realidade, da transcendência da vida que prossegue após o túmulo, somos invadidos por uma grande harmonia psicológica, que se reflete no comportamento emocional, mental e, portanto, fisiológico. O neurologista e psiquiatra suíço Karl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica, já sugeria essa conduta, ao afirmar que o ser humano é um animal profundamente religioso, e que a busca da sua individuação deve ser a meta a conquistar, o que corresponde ao estado de luz, de pacificação interna. 

Diário - Qual é a importância de Deus na vida de homens e mulheres? 
Divaldo - A importância da crença em Deus é essencial na vida do ser humano, das mulheres e dos homens, por facultar-lhes melhor entendimento das finalidades existenciais, da transitoriedade do corpo, do futuro imortal. A crença racional em Deus é básica para a construção da existência feliz. 

Diário - Quais são as causas que conduzem às tragédias que assolam a humanidade? 
Dilvaldo - As tragédias do cotidiano, sejam de que natureza se manifestem, são os efeitos naturais dos atos de insanidade moral e espiritual das criaturas através dos tempos. Naturalmente, existe a lei de destruição, que é um fenômeno normal do processo evolutivo do planeta e das criaturas. Apesar disso, são os nossos atos que geram os distúrbios que retornam de maneira afligente e desesperadora. Podemos evitá-los mediante comportamento edificante, lembrando-nos sempre que a morte não significa o fim, a destruição da vida, mas o passaporte para a vida.

Diário - Só a transformação moral pode mudar o mundo? 
Divaldo - Somente a transformação moral das criaturas no processo de crescimento intelecto-moral poderá mudar o mundo no qual nos encontramos, por nós próprios elaborado. Construtor do próprio destino, o ser humano está fadado à plenitude, ao reino dos céus, conforme assinalou Jesus. 
diarioweb.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger