Seguidores

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Evangélicos x Espíritas

Evangélicos x Espíritas - O que as lideranças mostram para nós?

Publicado em 06/04/2010 pelo(a) wiki repórter LuisRio, São Luis-MA

Luis Rio

Sou católico, fui batizado nessa religião, frequento as missas com alguma assiduidade, conheço o pároco da igreja de meu bairro, sou enfim um camarada normal e sinceramente  jamais me senti culpado por ter uma imagem de Nossa Senhora em minha casa, honestamente não creio que isso me torne um idólatra e muito menos que isso incomode o "filho dela". Mesmo sendo católico, não vejo motivo para atacar pessoas de outras religiões, qualquer que seja.
Tenho grandes amigos na religião evangélica e realmente não tenho nada contra estes, vejo muitas coisas positivas em seus seguidores, mas ao longo dos anos tenho visto algo que me chama a atenção, é o ataque dos evangélicos (visto em muitos programas de TV) aos que seguem o espiritismo. Acho isso fácil de compreender uma vez que, para os Evangélicos, a simples devoção dos católicos aos santos já é considerada um pecado. Imagine-se então os conceitos espíritas, um choque sem dúvida.

Não vou dissertar aqui em favor da razão de uma ou outra que seja, pois quanto aos "grandes mistérios", prefiro assumir minha ignorância e confiar que Deus esta muito mais atento para as nossas atitudes e nossos valores morais do que para a religião que seguimos. Porém, tem algo não podemos deixar de observar que é o fato de que, ao longo desses anos, temos visto a maioria das lideranças evangélicas se tornarem pessoas verdadeiramente milionárias, donas de patrimônios incalculáveis, templos de grandeza e luxo impressionantes são erguidos da noite para o dia e por coincidência (ou não), acompanhamos escândalos diversos (que certamente não precisarei citar), recaindo sobre muitos desses lideres de moral claramente duvidosa.

E quanto aos lideres espíritas? O que estes têm ganhado com suas convicções religiosas? Tenho em mente alguns lideres daquela religião, mas citando apenas dois dos principais para eles, que seriam sem dúvida Chico Xavier e Bezerra de Meneses. O primeiro tem uma historia de muitos mistérios sobre psicografias e polêmicas visões de espíritos em sua volta, visto como um charlatão por muitos, mas tido pela grande maioria como uma pessoa realmente iluminada, que trouxe conforto a muitas famílias, principalmente aos pais que tiveram a partida prematura de seus filhos (que parecem ter sido os que mais procuravam conforto nele) e que buscavam algum consolo naqueles possíveis contatos espirituais. Seja qual for a verdade, não se pode discutir o fato de que ele levou uma vida modesta e sem luxo algum, até o seu ultimo suspiro em 2002. O segundo era um nordestino que foi com sacrifício estudar no Rio de Janeiro e lá se formou em medicina, seguindo também a carreira política durante algum tempo e apesar de ter sido médico e político, morreu no ano de 1.900 completamente pobre (a ponto de ter sido necessário uma cota entre os amigos para bancar seu sepultamento) e ficou conhecido em seu tempo por defender os escravos, por dispensar muitas vezes o pagamento de consultas médicas aos pobres que não podiam pagar por estas. Enfim, jamais teve benefícios financeiros em função de suas crenças ou pregações religiosas.

Afora isso, não me recordo de algum líder espírita ter ficado milionário em nenhum momento da historia, desta forma peço antecipadamente perdão aos que porventura venham a se ofender, mas saindo do foco das teorias religiosas e permanecendo apenas nas inspirações das respectivas lideranças, moralmente falando, que lideres melhor representam as idéias e conceitos de Deus e do próprio Cristo?  Os evangélicos ou os espíritas? Acho que vale a reflexão.

____________ * * * ____________

PARA REFLETIR MAIS UM POUQUINHO:
Que preconceito é este?

8 comentários:

  1. A foto é da Federação Espírita Brasileira em Brasília...

    ResponderExcluir
  2. Jose gomes De Sá Dezinho para mim

    10:54 (7 minutos atrás)


    Olá, PEIXA ! Caso o cidadão que escreveu o artigo seja realmente católico, é um justo na mais completa expressão do termo. Um abrAÇÃO,

    ResponderExcluir
  3. No meu entender e no da DE não basta ter como norte um rótulo de quaisquer religiões...o suficiente é, isso sim, tentar vivenciar a religião de Jesus...o amor incondicional ao próximo e ir tentando ser um Homem de Bem em todos os sentidos. O resto é retórica.
    Bjusssssssss
    zilmma

    ResponderExcluir
  4. Zilda, religião não rotula e não salva ninguém, o que salva o homem são suas atitudes voltadas para o bem. A religião apenas mostra o caminho para a conquista das virtudes que a Deus conduzem.
    Muito bom o texto!
    Um abraço e um sorriso:)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Sonia pela presença................Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Valeu Dora!!!Obrigada sempre.Bj no coração.

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger