Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

REENCARNAÇÃO X RESSURREIÇÃO


REENCARNAÇÃO X RESSURREIÇÃO
 
Jesus e Nicodemos

A reencarnação sempre fez parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição (só os saduceus não acreditavam nisso). Criam eles que um homem poderia reviver, mas não sabiam explicar como. Designavam como ressurreição o que o espiritismo mais judiciosamente chama de reencarnação. A ressurreição presume a ideia de voltar á vida o corpo que já está morto, o que a ciência demonstra ser materialmente impossível; como reunir todos os elementos que o compõem quando já dispersos e absorvidos; A reencarnação é a volta da alma ou espírito á vida corpórea, mas em outro corpo que não tem nada de comum com o antigo.
Chamada também de palingenesia, de duas palavras gregas-Palin, de novo; gênesis, nascimento. Notável observar-se que desde os albores da Civilização, ela foi formulada na Índia; desde a mais remota antiguidade, os povos da Ásia e da Grécia acreditavam na imortalidade da alma; Pitágoras, Sócrates, Platão, Orígenes, Virgílio entre tantos outros foram precursores da reencarnação.
O cristianismo rejeitou a reencarnação porque sua visão abalava a autoridade da Igreja onde a salvação não dependia da relação do indivíduo com ela, mas sim da relação do indivíduo com Deus; daí tantos conflitos e criaturas queimadas em fogueiras por acreditarem na comuncabilidade dos espíritos, na sobrevivência da alma e na reencarnação; foram considerados heréticos, bruxos etc... Por este receio foi que em 325dc, o imperador Constantino o Grande e sua mãe, Helena, suprimiram as referências á reencarnação contidas no Novo-Testamento. O segundo concílio de Constantinopla, reunido em 553dc validou este ato, declarando herético o conceito da reencarnação. Aparentemente ele enfraqueceria o poder crescente da Igreja, dando aos homens tempo demais para a salvação. (inf. Colhida por Dr. Brien Weiss no livro do curso de religiões comparadas que freqüentou em Columbia) Haveria de fato referências á reencarnação no Novo e Velho Testamentos. Para melhor conhecimento do assunto necessário o seu estudo e de forma séria.”O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias. Não se pode julgar a priori, levianamente, sem tudo ter visto, sem imprimir á seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento necessários”. (Allan Kardec na introdução de O Livro dos Espíritos item VIII).
Renascemos, isto é um fato, e trazemos conosco a herança boa ou má do nosso passado; renascemos para saldar as nossas dívidas e conquistar novas vitórias que nos auxiliarão em nosso crescimento, em nossa ascensão, acelerando nossa caminhada. A reencarnação é a única forma racional por que se pode admitir a reparação das faltas cometidas; se assim não fora, não poderíamos crer em justiça, em um ser infinitamente bom e justo, único e perfeito.Precisaríamos acreditar em inferno para onde Deus enviaria seu filhos para queimarem eternamente, e, se nós imperfeitos que somos não condenamos nossos filhos para sempre impossível conceber esta atitude NELE; teríamos que admitir a injustiça, a incoerência presidindo a repartição dos bens, dos males, das aptidões etc. “Por que para uns a fortuna, a felicidade constante e para outros a miséria, a desgraça inevitável? Para estes a força, a saúde, a beleza;para aqueles a fraqueza, a doença a fealdade? Por que a inteligência, o gênio, aqui; e acolá a imbecilidade? Como se encontram tantas qualidades morais admiráveis, a par de tantos vícios e defeitos?Por que há raças tão diversas?...E as enfermidades inatas, a cegueira, a idiotia, as deformidades, todos os infortúnios que enchem os hospitais, os albergues noturnos, as casas de correção? Por que também as crianças mortas antes de nascerem e as que são condenadas a sofrer desde o berço? E os jovens prodígios? Nada se consegue justificar com a unicidade da existência. Ao contrário, tudo se explica, se torna claro com a doutrina das vidas sucessivas. A lei de justiça revela-se nas menores particularidades. Cada um leva para a outra vida e traz, ao renascer a semente do passado.
“Conhecereis a verdade e ela vos libertará” – “Amai-vos e instruí-vos” – “Deus lhes impõe a reencarnação com o fim de fazê-los chegar á perfeição”. 


JESUS E KARDEC

*Bibliografia:
•Reencarnação: O Elo Perdido do Cristianismo-E. C. Prophet;
•Reencarnação (A)-Gabriel Delane;
•Evangelho Segundo o Espiritismo-Allan Kardec;
•Livro dos Espíritos (O)-Allan Kardec;
•Problema do Ser do Destino e da Dor-Leon Denis

ZILDA SANTIAGO MACIEL - Carpina/PE

14 comentários:

  1. Amiga, eu li isso a seguir sobre a visão espírita da ressurreição de Jesus: "Entendemos que não houve uma ressurreição corporal, física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição. Isto não invalida a Festa da Páscoa se a encararmos no seu simbolismo."

    Ai, amiga, essa não me desceu. Porque para mim o corpo de Jesus ressuscitou sim, embora transformado num corpo substancialmente diverso do comum e mortal, passou a ser glorioso, de modo a poder entrar nas salas fechadas, etc. Mas para mim era o corpo de Jesus, o mesmo q foi crucificado. É ressurreição corporal de Cristo que dá toda a força para o seu ensinamento. Sem ressurreição todo o ensinamento de Jesus seria só demagogia. Amiga, amarelei novamente rs...

    Beijinho..

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida assunto demasiado sério, profundo e denso para se comentar num blog. Como católicos sempre fomos educados na ressurreição dos mortos..
    O que mais me fascina dentro desta temática e o que me fez e faz pensar com um olhar diferente, foram as leituras desasombrdas dos livros de Brian Weiss. Um médico que tropeçou na reencarnação com as regressões. Concordo com a Meri. Há coisas que não é facil aceitar. E Jesus ressuscitado, para mim é a alegria da Pascoa.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito em vida eterna, mas não acredito em reencarnação. Jesus ressuscitou, no seu próprio corpo, não reencarnou em outro. Então é somente nisso que eu acredito!Mas essa é a minha humilde opinião amiga, me sinto leiga para debater sobre esse assunto. Passando para te desejar uma excelente semana! Bjokitas *Ü*

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Zilda, endossando mais ainda seu texto, no ano 325, Constantino, cansado da algazarra religiosa em seu imenso reino, mandou PRENDER( ISSO MESMO:PRENDER), enviando soldados e intimação a todos os sábios de seu reino, enclausurando-os num Castelo em Nicéia(Turquia), e somente sairiam vivos de lá quando chegassem num acordo sobre uma religião em seu reino. E a coisa esteve feia, muita pressão!!! Do Egito, partiu Arius com mais 15 discípulos seus, e colocaram todos no bolso neste concílio, provaram que o LOGUS não poderia estar em 3 lugares ao mesmo tempo, que Jesus Cristo era um grande profeta, um grande RABI, a pressão foi tanta que seus discípulos mudaram de lado e no final ficou Arius e mais 2 ou 3 somente, estes, apareceram mortos, e Arius se enforcou de desespero pelo que estavam fazendo!
    No livro de Frank C. Tribbe, grande historiador americano autor de best-selers, no livro JOSÉ DE ARIMATÉIA, o discípulo de Jesus, cita que Jesus dos 12 anos aos 30, estudou todas as doutrinas e ensinamentos anteriores,como HERMES TRIMEGISTO, DRUIDAS, BUDISMO, ESTEVE EM CENTROS INICIÁTICOS NO EGITO, NO ORIDENTE, etc, se preparou muito para pregar o que pregou. Esteve na Grã-bretanha(Cornualha), viajou muito com Arimatéia, este, importador de estanho para o Oriente Médio e membro do Sinédrio, E RESPONSÁVEL PELA FAMÍLIA DE JESUS QUANDO DA MORTE DE SEU PAI, amparando Maria e a todos os irmãos, era a lei da época, etc. Portanto, tem-se uma ideia diferente do que realmente é contado e repassado a nós. Depois, felizmente, o espiritismo abre esta cortina e nos mostra como tudo aconteceu. Jesus, um grande Iluminado, somente com palavras balançou um grande império e mudou o jeito de pensar e tratar as pessoas em seu tempo e incomodou a muitos, e seus ensinamentos estão de pé até hoje.
    Também já li que Jesus conhecia os segredos da Yoga, entrou em transe consciente e não sentiu dor alguma, e depois de curada as feridas, saiu do túmulo e foi para Caxemira, no Tibet( ele disse: tenho muitas ovelhas que não são deste aprisco), onde é venerado como ISSA(Ischa), e há o local sagrado onde morreu muitos anos depois, e suas aparições era ele mesmo em pessoa, tudo isso com a ajuda de Arimatéia, pois possuía muito influência e era rico. É citado que Tomé tocou realmente em suas feridas, prova que estava vivo! O ambiente político da época era muito instável para uma mudança proposta por Jesus,UM ESPÍRITO DE GRANDE LUZ, mas infelizmente as coisas são mudadas ao sabor de interesses...
    Um grande abraço de Lucas Durand

    ResponderExcluir
  5. Adoro passar por aqui e ler sempre maravilhosos textos!
    Tenha uma excelente semana!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  6. Amiga Zilda, este assunto é muito polêmico, com certeza! Sou uma espírita que procura abrir o pensamento para todas as doutrinas. E nas minhas leituras (bem variadas), encontrei material bastante interessante na trilogia que fala sobre a vida de Jesus nos seus anos ocultos - dos 13 aos 33 anos. E coincidentemente, é esta teoria que o ilustre anônimo aqui acima comentou. É uma teoria bem interessante e possível...
    É claro que eu acredito na reencarnação! Aliás, eu vou além... Eu acredito na existência de vidas paralelas...Acredito que sejamos aqui na terra, uma parte apenas da nossa raíz. Imagine o tronco de uma árvore que se ramifica em vários galhos e folhas. Nós somos na verdade esse tronco, e os galhos são nossas vidas (que estão acontecendo ao mesmo tempo...). Parece complicado, né? Mas é simples...
    Imagina que vivemos uma grande peça teatral. Eu estou aqui fantasiada de Telma e você de Zilda. Temos que cumprir nosso papel nesse "espetáculo"! Quando acaba a peça vamos todos nos encontrar na "cochia", percebe? Voltamos à casa paterna e nos anexamos na nosso tronco/raíz, a espera do próximo papel...
    Amiga, isso é assunto p/ muitas horas de discussão e aprendizado... Desejo muita luz a todos e uma grande e abençoada semana!
    Abs, Telma

    ResponderExcluir
  7. ESTE COMENTÁRIO RECEBI DO AMIGO LUCAS DURAND,QUE ACIMA COMENTOU COMO ANÕNIMO:


    LUCAS DURAND lucasdurand@ig.com.br
    10:19 (1 hora atrás)

    para mim
    Bom-dia, caríssima Zilda Santiago...
    Se tiver oportunidade compre este livro de Frank C. Tribbe... ( o livro foi a mim emprestado por um amigo que é espírita,( e me empresta vários livros espíritas) estou corringindo uns textos dele, não me lembro agora o nome da editora, mas sei que uma dessa editora grande, tipo Rocco, Record, posso pedir ao meu amigo para olhar a editora)... neste livro o autor cita que Marcos anotava os ditos de Jesus, e tinha apenas 14 anos de idade!
    Muita outras coisas nos é revelada pelo autor, inclusive alguns milagres não foram, milagres, mas fruto de manobra da turma de Arimatéia, que era maçom, e havia muitos cristãos infiltrados na administração pública que facilitava as coisas... ( cojmo a libertação achoque de Pedro e outros da cadeia, embriagaram os guardas e roubaram as chaves do chefe da prisão, um Centurião, e um outro cristão que trabalhava na casa de Caifás, roubou a outra chave enquanto ele tomava banho... e repuseram tudo no lugar novamente no tempo hábil, então, nem o Centurião pode dar o berro nem Caifás, pois Pilatos cairia em cima deles e a coisa ficou como milagre!...
    Era uma turma da pesada, minha cara Zilda, ricos, influêntes, poderosos, com mansões, etc...
    Eu comentei que Caxemira fica no Tibet, mas antigamente não havia esta divisão territorial de hoje, como India, (depois separou-se dela o Paquistão) Tibet ( invadido pela China) alguns leitores podem contestar isto. Caxemira ( Kashimir) - norte da Índia- é hoje disputada pela Índia, China e Paquistão, mas faz divisa com a China, isto é, região do Tibet que foi invadida pela China. Por isso, citei Tibet como localização, antigamente não era como hoje a região.

    ResponderExcluir
  8. RECEBI ESTE COMENTÁRIO TAMBÉM POR EMAIL:

    DEUS ABENÇOE A TODOS. ALELUIA
    12:16 (18 minutos atrás)

    para mim
    Ressurreição - Tem várias passagens nas Escrituras que falam em Ressurreição, o que é Ressureição?

    Segundo as Escrituras, é quando uma pessoa, vota a vida, O espírito volta ao mesmo corpo, para viver, continuar a vida que antes do falecimento tinha, a pessoa, volta com para a mesma vida familiar, com as mesmas lembranças. É a continuidade da vida.

    Evangelho de João cap.11 1 ao 45
    Evan-Lucas cap.7 vers. 11 ao 17
    Evan-lucas cap. 8 vers. 49 ao 56

    e a ressurreição de Jesus Cristo, voltou no seu corpo, apareceu aos seus discípulos, e depois visto por mais de quinhentos irmãos, como está escrito nas escrituras.. ICO 15-6

    além de outras passagens, do AT e NT

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Agora..
    vamos analisar a Reencarnação

    Por várias doutrinas e culturas.. a reencarnação, a pessoa quando reencarna pode até vir, como um animal, ou inseto.

    Pode vir em outras vidas, outras épocas, mas com toda certeza, não será no mesmo corpo, vivendo a mesma vida, com os mesmo familiares... será em outro corpo, podendo ser homem ou mulher...independente do que tenha sido antes..

    sem se aprofundar muito. .já vemos a grande diferença que exite entre

    RESSURREIÇÃO e REENCARNAÇÃO..


    Segundo as Escrituras..

    Eclesiastes cap.12

    7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.


    1ª TESSALONICENSES 4

    13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

    14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

    15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

    16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

    17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

    18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda, eu não acredito em reencarnação!
    Beijão

    Jaque

    ResponderExcluir
  10. Sempre bom passar por aqui! Leitura gratificante e esclarecedora! Beijos e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Zilda!

    Retribuindo sua visitinha, passei pra conhecer seu cantinho e com certeza te seguir, quero ler tudinho com calma depois, rsrsr
    me conforta a visão da vida apos a vida!!!

    Bjs no coração!

    http://feitoamaoporlili.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger