Seguidores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os “obsessores", Gente como a Gente

 Por.: Hermínio C. Miranda

Qualquer abordagem à complexa problemática da obsessão deve começar, a meu ver, com uma atitude preliminar de humildade e amor fraterno. Ainda que isto possa parecer mera pregação com um toque de falsa modéstia, não é nada disto.

A humildade constitui ingrediente indispensável a qualquer tarefa de natureza mediúnica, dado que é ainda bastante limitado o conhecimento dessa preciosa faculdade humana. Temos de nos apresentar diante da tarefa com a honesta intenção de aprender com o seu exercício, ainda que, paradoxalmente, munidos de todo o conhecimento teórico que for possível adquirir previamente.

Quando a gente pensa que já sabe tudo sobre mediunidade, eis que ela se revela sob aspectos que ainda não tínhamos percebido ou apresenta facetas desconhecidas e aparentemente inexplicáveis. É como se cada sessão tivesse uma espécie de individualidade diferente de todas as demais, ainda que semelhante em suas características básicas. tal como as pessoas, ou seja, tão iguais umas com às outras e, ao mesmo tempo, tão diferentes.


E por falar em pessoas, vamos colocar a segunda preliminar, a de que o trato com a obsessão deve ser iluminado pelo amor fraterno.
Por uma razão tão simples e óbvia que parece infantil, mas que se põe como de vital importância para o bom êxito do trabalho pretendido, ou seja, a de que os espíritos são gente como a gente.

E gente que sofre e que, portanto, precisa de compreensão e paciência.
São pessoas em conflito consigo mesmas e, portanto, com outros, com o mundo, com a vida , com Deus e com o próprio amor.
Creio que é em Emmanuel que a gente lê que o ódio é o amor que enlouqueceu..
É verdade e tanto é verdade que mesmo este amor enlouquecido ainda é amor; como temos tido oportunidade de observar tantas vezes.


Lembro-me de um caso desses em que foi por esse caminho que encontrei o acesso que buscava ao coração do manifestante enfurecido daquela noite.
Sua desesperada indignação dirigia-se a uma mulher que, aparentemente, manipulara impiedosamente suas emoções no passado.
Chegara para ele a hora da vingança e ele a exercia com toda a força de seu ódio, tentando convencer-se de que o fazia com o maior dos prazeres.

Agora, sim, tinha-a em seu poder! Sustentava-se no rancor secular e era isso mesmo que ele dizia.
Sem aquele ódio, não seria nada nem ninguém, pois aquilo acabara constituindo a razão de ser de sua existência.
Em situações como essa, o ódio e o ilusório prazer da vingança funcionam como biombos atrás dos quais a gente esconde, pelo menos por algum tempo, as próprias frustrações e procura abafar a voz incorruptível da consciência.
Enquanto procuramos cobrar faltas cometidas contra nós, esquecemos dos nossos crimes e afrontas à lei divina.


Esse era o cenário e esse era o drama que tínhamos diante de nós.
Que estava ele na posição de um obsessor, estava.
Não se importa se assim o considerássemos.
A vingança, no seu entender, era direito que ninguém poderia contestar-lhe.
"Ela não errou? A lei não diz que somos todos responsáveis pelos atos que praticados?
E não diz mais que quem fere com a espada, com a espada será ferido?
Esta aí no seu evangelho!", dizem os vitoriosos. "Ela é uma peste.
Você nem imagina como aquela mulher é ruim!
E agora que estou aqui, cobrando minha parte, vem vocês com peninha dela! E sabe de uma coisa?
Não se meta nisso não.
O caso é comigo.
Deixa que eu resolvo!"


Esse é o tom.
Como fazê-lo mudar, não apenas o discurso, mas o procedimento, a maneira de avaliar a situação e de redirecionar suas emoções em tumulto?
E perguntam, às vezes: "Você não acha que eu tenho razão?" Até que sim, se examinarmos o problema na estreiteza do seu contexto pessoal.
É compreensível o rancor, gerado por uma dolorosa decepção com a pessoa em quem confiou e à qual entregou seu próprio coração e até sua vida.
Mas esse espaço mental é exíguo demais para se colocarem todos os dados do problema.
 A vida não é uma só, a lei não é punitiva, mas educativa, e, acima de tudo, não há sofrimento inocente, a não ser nos grandes lances do devotamento ao próximo, nas tarefas missionárias.


Por outro lado, se a lei permite ou tolera a vingança, embora não a aprove jamais, é porque aquele que erra se expõe à correção.
Os obsessores mais experientes sabem que somente conseguem cobrar aquilo que têm como crédito pessoal, precisamente porque, segundo ensinou o Cristo, o "pecador se torna escravo do pecado" e não sai de lá enquanto não pagar até o último centavo, ou seja, enquanto restar um reclamo na sua própria consciência.


Não é preciso que ninguém cobre, mesmo porque a dívida é com a lei, representada em cada um de nós no silêncio da intimidade, mas o vingador não quer saber de tais sutilezas.


Todo aquele que se expõe ao duro retorno do reajuste pode estar certo de haver-se atritado com alei anteriormente.
A conclusão lógica e inescapável é a de que, quando o nosso querido passou pelo dissabor de uma traição ou do abandono, estava na fase de retorno, na sofrida simetria de seus equívocos anteriores.
Isto, porém, nunca estamos prontos para admitir quando nos encontramos na dolorosa postura do obsessor.
Achamos, então, que esta é a nossa vez.
Que perdão, nada!
Sempre que perdoei me dei mal, costumam dizer.
Vence, no mundo, aquele que grita, impõe e domina, não o que abaixa cabeça e marca a si mesmo com o carimbo da covardia.

Em suma: o nosso querido obsessor não era diferente de nenhum de nós, ainda prisioneiros de paixões milenares que repercutem e ecoam de século em século e vão aos milênios. É um ser humano, uma pessoa, gente como a gente.
O que ele deseja, embora nunca o admita espontaneamente, é que tenhamos paciência para ouvi-lo, compreendê-lo, cuidar da sua dor, ainda que, conscientemente, também não a reconheça.

Por isso após todo o seu catártico destampatório, ele se mostrava convicto de estar coberto de razão e, por isso, vitorioso no seu valente debate com o grupo. Só nesse ponto, contudo, tinha alguma condição para nos ouvir. Até então fora dono absoluto da palavra, dos argumentos, da indignação, da situação, enfim.
Ele perseguia a moça porque queria e porque podia fazê-lo e estamos conversados.


Estava, portanto, dando a conversa por encerrada e pronto para retomar logo sua tarefa de ficar à espreita da sua vítima, como o gato que vigia o rato, no preciso e curioso dizer de Kardec.
É nesses momentos, contudo, que a inspiração parece funcionar melhor e, por isso, nosso doutrinador comentou, como quem apenas dá conta de um fato óbvio por si mesmo: "Isto tudo quer dizer, então, que você ainda a ama, não é?


Recuperado do momentâneo aturdimento, ele teve a honestidade e a bravura de reconhecer que sim, ainda a amava, a despeito de tudo.
Tínhamos chegado, afinal, ao seu coração, ao âmago da sua angústia, ao núcleo de suas dores e até de suas esperanças.
E mais uma vez tínhamos diante de nós não um implacável obsessor convencido do seu legítimo direito de cobrar uma falta cometida contra si mesmo, mas um ser humano igualzinho a nós, sofrido, solitário, perdido na sua dor, mas principalmente, no seu ódio que, afinal de contas, não passava de um grande e inesquecível amor enlouquecido.

Pois não é isso mesmo que aconteceu com a gente?
Ou já aconteceu?
Não é um irmão(ou irmã) que ali está ansioso, na secreta esperança de que consigamos, afinal, convencê-lo de que ele ainda a ama?
Por isso sempre digo a eles, e a mim também, que amar é um estranho verbo, porque não tem passado.
Você não diz que amou alguém.
Se amou mesmo, de verdade, então continua amando.

Mário de Andrade dizia que amar é verbo intransitivo e tinha razão, mas é também defectivo, porque não se conjuga em tempo passado.
O amor é para sempre. Por isso, também dizia Edgar Cayce que o amor não é possessivo, ele apenas é.

Claro, ele é da essência de Deus e, portanto, do ser, isto é, de todos nós.
E ser é verbo e é substantivo.


Foi por essas e outras que acabei descobrindo que o amor é também da essência da tarefa dita desobsessão e que prefiro conceituar como diálogo com atormentados companheiros de jornada evolutiva que, eventualmente, estejam vivendo dolorosos papéis de obsessor.
Quem não se sentir em condições pessoais de ver no chamado obsessor uma pessoa humana como a gente mesmo, então deve dedicar-se a outra tarefa no grupo. A seara é imensa, não falta trabalho para ninguém. Já alertava o Cristo, ao seu tempo, que era necessário orar para que o Pai mandasse mais obreiros, sempre escassos e insuficientes.


Com a sua deslumbrante lucidez, Paulo explicou para a posteridade as inúmeras tarefas à nossa disposição em qualquer grupamento humano que se propõe a servir ao próximo. É só ler, para recordar, os capítulos 12, 13, 14 da sua Primeira Epístola aos Coríntios, e que constituem o primeiro "Livro dos Médiuns" do cristianismo. Aqueles que desejarem devotar-se ao trabalho gratificante da desobsessão que leiam de maneira especial, demorada e meditada, o capítulo 13, no qual o tema tratado é o da caridade, ou seja, o amor atuante.


Por tudo isso e mais o que não ficou dito, entendo que , na tarefa chamada de desobsessão, o ingrediente básico é o amor, que sempre saberá como encontrar o que dizer ao ser humano que temos diante de nós na mesa mediúnica.

Doutrinação é palavra inadequada para caracterizar esse trabalho.
Que teria eu a ensinar ao companheiro ou à companheira que comparece ao grupo mediúnico?


Não há como ensinar pontos doutrinários teóricos a quem está vivendo a realidade, que conhecemos mais pelo estudo do que pela vivência.
Eis porque costumo dizer que muito pouco ou quase nada tenho ensinado às pessoas desencarnadas que comparecem aos nossos trabalhos mediúnicos.

Em compensação, devo a todos eles ensinamentos preciosos, recortados diretamente das páginas pulsantes da vida.
E por isso, nunca saberia expressar toda a minha gratidão pela oportunidade

9 comentários:

  1. Olá, querida
    Deus nos dá tanta oportunidade de aprendermos sobre a humildade ao longo dos nossos dias por aqui...

    Aproveito a ano eleitoreiro:

    Oi
    Estou convidando para seguirem o novo blog da Rosélia (Orvalho do Céu)
    Ela perdeu os blogs e está refazendo os mesmos com novos endereços.
    Obrigado por nos ajudar.

    http://poesia-espiritual.blogspot.com/
    http://espiritualviagem.blogspot.com/
    http://espiritualmaria.blogspot.com/
    http://espiritualmimo.blogspot.com/
    http://idade-espiritual.blogspot.com/

    Se puder repasse a seus amigos.
    Queremos que os blogs atinjam o mesmo número de seguidores.
    A Rosélia merece esse carinho de nossa parte.

    Agradeço de coração

    Sonia

    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post que escreveu!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito do post, são palavras muit sábias e que nos ensinam a humildade. Lindo, parabéns!!! Bjos e estrelinhas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do Post, tema importante que devemos estar sempre atentos. bjos Não esquece d backup do blog

    ResponderExcluir
  5. retribuido o carinho....bjos
    http://crieicomgosto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!
    Vim conhecer o seu Blog maravilhoso e retribuir a visita que fez ao meu.
    Um Domingo de muita Luz!!!
    Bjs
    Eli

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, são irmãos que necessitam muito de nossas orações, nosso auxilio e nossa compaixão, e não de críticas e repulsa, que só faz mal a eles e a nós mesmos. Pensamos que cd um tem sua evolução, suas historias e seus motivos para agir da maneira que conhece.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!!! Adorei o blog... Palavras lindas e boas de serem lidas... Vim retribuir a visita e já estou te seguindo!!!

    Beijos,
    Manu e Dany
    www.fazdecontafestinhasefofurices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger