Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O QUE É A MORTE?

 



ENTREVISTA SOBRE A MORTE - DIVALDO FRANCO
O que é a morte para o Espiritismo?
Qual o seu significado?
O que é morrer?
 
1) -O que é a morte para o Espiritismo? Qual o seu significado? O que é morrer?
DF -A Doutrina Espírita considera a morte biológica como sendo a interrupção do fluxo vital que mantém os órgãos físicos em funcionamento. Quando ocorre a anóxia cerebral e, consequentemente, a paralisação do tronco encefálico, dá-se o fenómeno denominado morte.
Para o Espiritismo, a morte da indumentária carnal serve para libertar o Espírito temporariamente aí encarcerado, a fim de que prossiga no processo de evolução, no rumo da plenitude ou Reino dos Céus.
Morrer, desse modo, é encerrar o ciclo biológico, facultando o prosseguimento da vida do Espírito em outros campos vibratórios, além da dimensão física.
2) -Qual a postura de um espírita diante da proximidade da morte, como no caso de um paciente terminal – enquanto Entidade e enquanto paciente?  
DF -Considerando a morte como o término de uma etapa do longo processo da vida, o espírita, embora os sentimentos de ternura, de carinho e de amor por alguém que se encontra em fase terminal, não lamenta a situação, nem se rebela com a sua ocorrência, tendo em vista que a tem como acontecimento natural do desgaste orgânico.
Não obstante, procura contribuir para melhorar a qualidade de vida do paciente, proporcionando-lhe, quando possível, os recursos da Ciência e da Tecnologia, jamais admitindo a possibilidade de, em nome da compaixão ou da caridade, lhe ser aplicada a eutanásia.
Na condição de Entidade imortal, são-lhe oferecidos conforto moral e esperança, de modo que evite o desequilíbrio, às vezes, comum, em situações dessa natureza.
3) -Qual o papel da fé nesse momento?  
DF -A fé desempenha, nesse momento, um papel relevante, porque oferece a convicção de que, cessados os fenómenos pertinentes à matéria, o Espírito liberta-se, feliz, após haver cumprido os seus deveres em relação a si mesmo, ao seu próximo e a Deus.  
4) -Durante o tratamento, o que é mais importante – ter mais qualidade de vida ou tentar todas as possibilidades de terapia?
DF -Tendo-se em vista a inevitabilidade do fenómeno morte, oferecer melhor qualidade de vida ao paciente, acredito, deve ser a meta prioritária que todos devemos atender, sem qualquer descuido pela aplicação das terapias que possam reverter o quadro assustador. Aliás, a utilização das terapêuticas modernas, muito valiosas, quando se dispõe de recursos para a sua aplicação, transformam-se também em melhoria na qualidade de vida do enfermo, mesmo que não impeçam em definitivo a ocorrência da morte.
5) -Existe algum procedimento de preparação para a morte, como é a extrema-unção da Igreja Católica? Um passe talvez?  
DF -Em virtude de não possuirmos dogmas, cerimoniais ou liturgias na Doutrina Espírita, não temos nenhum procedimento estabelecido para a preparação de alguém para a morte. Procuramos conscientizá-lo da gravidade do seu quadro orgânico, elucidando que a morte (ou desencarnação) é inevitável, porque virá no momento próprio, e, desse modo, é válido preparar-se para a sua ocorrência, mesmo que não se dê nessa conjuntura.
Dialogamos com franqueza a respeito do despertar no Além-Túmulo, quando a consciência adquire a sua plena lucidez, sugerindo que sejam tomadas desde então, providências que evitem o remorso, a culpa, a amargura.
Simultaneamente, lemos e discutimos páginas de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec ou de alguma das muitas obras mediúnicas de consolação e de esperança, procurando revitalizar a fé em torno da libertação espiritual.
Normalmente aplicamos passes em nossos pacientes, terminais ou não.  
6) -Quando se é um paciente terminal, é hora de fazer o quê? Reunir amigos? Orar? Preparar os parentes? É hora de viver ou de se preparar para a morte?
DF -O ideal é viver-se com a mente desperta para a inevitável chegada da morte, mesmo porque, não raro, no momento grave, especialmente quando se está paciente terminal, o tempo urge, as circunstâncias podem apresentar-se adversas e o campo emocional nem sempre contribui para que seja feito o mais importante, devido a muitos factores, inclusive resultado da própria devastadora enfermidade.
Apesar disso, é muito válido iniciar-se a preparação para a morte mediante a oração, a entrega a Deus e a meditação em torno da libertação dos apegos a pessoas, objectos, bens diversos e paixões pessoais...
Sendo possível, pode reunir-se pequenos grupos de amigos para um encontro fraternal optimista, sem qualquer presença de desespero ou de angústia, em clima de bem-estar.
Sem dúvida, torna-se necessária a preparação de parentes e familiares, a fim de que saibam comportar-se diante da ocorrência que se desenrola, considerando que ali não termina a vida e que o reencontro é inevitável, após transcorrido o tempo reservado a cada viandante carnal.
Essa é a hora segura de preparação para a continuação da vida após a morte. O período de viver, aquele que foi reservado, deve ter sido utilizado antes, não mais nesse instante, quando já se encerra o ciclo existencial.  
7) -Quais os procedimentos mais valorizados: enterro, cremação, doação do corpo? Doam-se órgãos?
DF -Graças ao avanço das doutrinas médicas, na actualidade, a doação dos órgãos para transplantes salvadores de vidas constitui-nos razão de grande significado, facultando-nos oferecer tudo quanto em nosso corpo, após a morte, possa contribuir em favor da saúde e do bem-estar do nosso próximo.
O enterro ou cremação do cadáver para nós não é de relevante importância, cada um escolhendo o que lhe pareça mais conveniente, tendo em vista os recursos financeiros em disponibilidade para uma ou outra opção.
Raramente tem ocorrido doação de todo o corpo para estudos científicos ou equivalentes.
Embora respeitemos a maneira de como dar destino ao cadáver, sempre consideramos que o velório deve ser realizado com respeito pela memória do desencarnado, porquanto, por um período de aproximadamente 72 horas continua o desprendimento total do Espírito, desimantando-se da matéria. Em casos excepcionais, essa ocorrência prolonga-se por um tempo maior... 
8) -Há algum trabalho junto aos Hospitais ou Órgãos de apoio a pacientes terminais? O que se faz?
DF -Oficialmente, que eu saiba, não existe qualquer trabalho específico sobre a morte e o morrer, junto aos Hospitais ou a outros Órgãos.
Temos conhecimento de grupos particulares, formados por pessoas que visitam os enfermos espontaneamente, em especial os pacientes terminais, oferecendo-lhes lenitivo, esperança e certeza da sobrevivência do Espírito, e que assim procedem quando solicitados pelos enfermos ou seus familiares.
Essas visitas, que hoje se multiplicam em pequenos grupos por todo o país, constituem actividade de apoio moral e espiritual, com objectivo de diminuir as aflições, preencher a solidão, colaborar na acção fraternal da caridade junto aos enfermos e/ou seus familiares.
Fotos:LIVROS QUE PODEM LHE AJUDAR A ENCARAR A MORTE COM NATURALIDADE.


43 comentários:

  1. Boa noite Zilda!

    Excelente entrevista! A morte era p/ ser encarada como uma etapa ou processo de renovação da vida O apego a matéria é muito forte, necessitamos sempre estar exercitando essa consciência, de renovação de sermos espíritos mais fortalecidos, espíritos de luz!
    Aqui tudo passa, mas a consciência espiritual é p/ sempre.

    Beijoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Zilda,um grande divulgador do espiritismo numa entrevista muito esclarecedora!Gostei muito!Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Esclarecedor e confortante, como sempre costumam ser as palavras do espiritismo. Abraço grande, Karla.

    ResponderExcluir
  4. Esclarecedor e confortante, como sempre costumam ser as palavras do Espiritismo. Abraço grande, Karla

    ResponderExcluir
  5. Com tudo isso, podemos concluir que a morte nada mais é que um rumo libertador do espírito...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Seguindo também .. :)

    Adorei ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ter vc aqui Karla.Grande beijo na alma!!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por me seguir.
    tbm add vc
    gostei muito do seu blog e da entrevista com o Divaldo. Já tinha visto várias entrevistas dele na tv. Realmente ele é ótimo e já me esclareceu várias duvidas.
    Voltarei outras vezes com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Vim retribuir a visitinha.Também sou espírita e gostei do seu muito do seu blog! Estou te seguindo! Bjoks

    http://aaliyahrj-palavrasaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o post.
    E gostaria de agradecer a visita no meu blog. Vou seguir aqui!

    www.juliana-menegussi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visitinha no meu blog
    www.patyiva.blogspot.com Estou seguindo o seu com prazer, também sou espírita!!!!!!
    Visite meu outro blog - www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com (Blogueiras unidas 735)

    ResponderExcluir
  12. Zilda, fazia tempo que não ía ao BOL.
    Agora agrupei ao hotmail e farei leitura todos os dias.
    Só hoje li seu mail sobre o problema que teve sobre as postagens.
    Se precisar de algo ainda me contate que se puder terei o maior prazer em ajudar- maluccat@hotmail.com
    Grande abraço, menina e tudo de bom

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por falar de assuntos tão pouco difundidos na blogsfera e na vida! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Juliana,Viviane,Patrícia e Mlu!!Bjs na alma.

    ResponderExcluir
  15. Olá Zilda, retribuindo a visita e agradecendo, vim também conhecer seu blog. Parabéns e sucesso.
    http://artpanosaplique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor. Não estou conseguindo entrar no seu outro blog. Ele tah dando aviso de malware. Fiquei muito feliz em recebe-la no meu espaço. No canto esquerdo superior da página, tem um botão de seguir. Fique a vontade quando quiser voltar. Obrigada pela visita e carinho. Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Zilda...retribuindo a visita e seguindo tbm!!!
    Bjs.
    http://regiarts.blogspot.com/
    Blogueiras unidas número-897

    ResponderExcluir
  18. Oi Zilda! obrigada por visitar meu blog!
    gostei muito desse post sobre o espiritismo.

    não estou conseguindo entrar no seu outro blog, está dando aviso de malware, mas já estou seguindo aqui!

    bjo

    http://floresmaquiadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Sou uma estudante da doutrina espírita há uns 2 anos e pouco, mas ainda tenho muito chão... Estou retribuindo a visita em meu blog e seguindo. Obrigada!
    http://beleza-facil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Este malware é falso...Apareceu em vários blogs!!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom Sandra!!!!Continue firme e forte.Bjss

    ResponderExcluir
  22. Uma semana abençoada e iluminada! bjoks

    ResponderExcluir
  23. Vim aqui agradecer a sua visita lá no meu blog!
    E dizer que estou superr seguindo aqui tbm!*-*
    Vou passar sempre por aqui!!!

    Bjossssss
    o-babado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. lindas palavras, ja estou a te seguir bjocas!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi, sou blogueira unida segue o meu tbm http://mandalafeh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Conhecer alguém aqui e ali…

    Um beijo da Nita. Hoje de bom amanhecer!

    ResponderExcluir
  27. retribuindo sua visita!! vou voltar depois pra ler algumas coisas que me chamaram a atenção, bjs
    http://ateliemisturadecores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela visita via Blogueiras Unidas! Já estou te seguindo, seja sempre bem vinda em nossos blogs:
    Blog Solidário
    http://oamorcontagiaalegria.blogspot.com

    Blog do Brechó Online
    http://bonequinhadeluxobrecho.blogspot.com

    Blog Desejo e Sedução Intimo e Discreto
    http://desejoeseducaointimoediscreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi amiga a doutrina espirita é sempre bem vinda! obrigada! bjus!blogueira unida 905
    http://dicasdeartesanatoevida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger