Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

SEMANA SANTA - VISÃO ESPÍRITA

SEMANA SANTA - VISÃO ESPÍRITA
 
Todo ano, a cena se repete. Chega a época dos feriados católicos da chamada "Semana Santa" e surgem as questões:
1. Como o Espiritismo encara a Páscoa;Sexta-feira Santa"?;

2. Qual o procedimento do espírita no chamado "Sábado de aleluia" e "Domingo de Páscoa"?;

3. Como fica a questão do "Senhor Morto"?

Sabe que chego a surpreender-me com as perguntas. Não quando surgem de novatos na Doutrina, mas quando surgem de velhos espíritas, condicionados ao hábito católico, que aliás, respeitamos muito. É importante destacar isso: o respeito que devemos às práticas católicas nesta época, desde à chamada época, por nossos irmãos denominada de quaresma, até às lembranças históricas, na maioria das cidades revividas, do sacrifício e ressurgimento de Jesus. Só que embora o respeito devido, nada temos com isso no sentido das práticas relacionadas com a data.

São práticas religiosas merecedoras de apreço e respeito, mas distantes da prática espírita. É claro que há todo o contexto histórico da questão, os hábitos milenares enraizados na mente popular, o condicionamento com datas e lembranças e a obrigação católica de adesão a tais práticas.

Para a Doutrina Espírita, não há a chamada "Semana Santa", nem tão pouco o "Sábado de aleluia" ou o "Domingo de Páscoa" (embora nossas crianças não consigam ficar sem o chocolate, pela forte influência da mídia no consumismo aproveitador da data) ou o "Senhor Morto". Trata-se de feriado e prática católica e portanto, não existem razões para adesão de qualquer tipo ou argumento a tais práticas. É absolutamente incoerente com a prática espírita o desejar de "Feliz Páscoa!", a comemoração de Páscoa em Centros Espíritas ou mesmo alteração da programação espírita nos Centros, em virtude de tais feriados católicos. E vejo a preocupação de expositores ou articulistas em abordar a questão, por força da data... Não há porque fazer-se programas de rádio específicos sobre o assunto, palestras sobre o tema ou publicar artigos em jornais só porque estamos na referida data. É óbvio que ao longo do ano, vez por outra, abordaremos a questão para esclarecimento ou estudo, mas sem prender-se à pressão e força da data.

Há uma influência católica muito intensa sobre a mente popular, com hábitos enraizados, a ponto de termos somente feriados católicos no Brasil, advindos de uma época de dominação católica sobre o país, realidade bem diferente da que se vive hoje. E os espíritas, afinados com outra proposta, a do Cristo Vivo, não têm porque apegar-se ou preocupar-se com tais questões.

Respeitemos nossos irmãos católicos, mas deixemo-los agir como queiram, sem o stress de esgotar explicações. Nossa Doutrina é livre e deve ser praticada livremente, sem qualquer tipo de vinculação com outras práticas. Com isso, ninguém está a desrespeitar o sacrifício do Mestre em prol da Humanidade. Preferimos sim ficar com seus exemplos, inclusive o da imortalidade, do que ficar a reviver a tragédia a que foi levado pela precipitação humana.

Inclusive temos o dever de transmitir às novas gerações a violência da malhação do Judas, prática destoante do perdão recomendado pelo Mestre, verdadeiro absurdo mantido por mera tradição, também incoerente com a prática espírita.

A mesma situação ocorre quando na chamada quaresma de nossos irmãos católicos, espíritas ficam preocupados em comer ou não comer carne, ou preocupados se isto pode ou não. Ora, ou somos espíritas ou não somos! Compara-se isso a indagar se no Carnaval os Centros devem ou não abrir as portas, em virtude do pesado clima que se forma???!!!... A Doutrina Espírita nada tem a ver com isso. São práticas de outras religiões, que repetimos respeitamos muito, mas não adotamos, sendo absolutamente incoerente com o espírita e prática dos Centros Espíritas, qualquer influência que modifique sua programação ou proposta de vida.

Esta abordagem está direcionada aos espíritas. Se algum irmão católico nos ler, esperamos nos compreenda o objetivo de argumentação da questão, internamente, para os próprios espíritas. Nada a opor ou qualquer atitude de crítica a práticas que julgamos extremamente importantes no entendimento católico e para as quais direcionamos nosso maior respeito e apreço.

Vemos com ternura a dedicação e a profunda fé católica que se mostram com toda sua força durante os feriados da chamada Semana Santa e é claro, nas demais atividades brasileiras que o Catolicismo desenvolve.

O objetivo da abordagem é direcionado aos espíritas que ainda guardam dúvidas sobre as três questões apresentadas no início do artigo. O Espiritismo encara a chamada Sexta-feira Santa como uma Sexta-feira normal, como todas as outras, embora reconhecendo a importância dela para os católicos. Também indica que não há procedimento algum para os dias desses feriados. E não há porque preocupar-se com o Senhor Morto, pois que Jesus vive e trabalha em prol da Humanidade.

E aqui, transcrevemos trecho do capítulo VIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, no subtítulo VERDADEIRA PUREZA, MÃOS NÃO LAVADAS (página 117 - 107ª edição IDE): "O objetivo da religião é conduzir o homem a Deus; ora, o homem não chega a Deus senão quando está perfeito; portanto, toda religião que não torna o homem melhor, não atinge seu objetivo; (...) A crença na eficácia dos sinais exteriores é nula se não impede que se cometam homicídios, adultérios, espoliações, calúnias e de fazer mal ao próximo em que quer que seja. Ela faz supersticiosos, hipócritas e fanáticos, mas não faz homens de bem. Não basta, pois, ter as aparências da pureza, é preciso antes de tudo ter a pureza de coração".

Não pensem os leitores que extraímos o trecho pensando nas práticas católicas em questão. Não! Pensamos em nós mesmos, os espíritas, que tantas vezes nos perdemos em ilusões, acreditando cegamente na assistência dos espíritos benfeitores, mas agindo com hipocrisia, fanatismo e pasmem, superstição.... Quando não conhecemos devidamente os objetivos da Doutrina Espírita, que são, em última análise, a melhora moral do homem.

Marco Aurélio Rocha                                                            

21 comentários:

  1. Como sempre suas mensagens são esclarecedoras
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Amiga Zilda, eu acho seus textos bem elucidativos.
    Gostei muito da matéria que você esclarece sobre a Pascoa.
    Um abraço
    Luciano Dudu

    ResponderExcluir
  3. Gosto dos seus textos. E essa "imagem de Jesus" sorrindo... PERFEITOOOO... Muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Luciana!!!Muito obrigada.Bjkssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Zilda querida!
    Desejo a você muita paz e saúde nesta Páscoa! Que ela seja maravilhosa!
    Beijinhos meus!

    ResponderExcluir
  6. Credo che in Italia si creda nella religione, molto meno di quel che si pensi. Si, la festa di Pasqua ormai è uscita dalle chiese e si fa tutta alla cassa dei supermercati o al check in dei voli in partenza

    ResponderExcluir
  7. Oi Zilda

    Também acho muito importante o respeito a toda e qualquer crença religiosa. O fanatismo impregnado acaba por desfazer a união dos povos.
    Paz e luz!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Sônia pela visita e comentário.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  9. É verdade Mariolino.A COISA É MUITO COMERCIAL.oBRIGADA PELA VISITA.sAÚDE E PAZ.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Nilce!!!Valeu a presença.Bjksssssssssss

    ResponderExcluir
  11. ola boa noite ,sei que estava nervosa quando escrevi
    o poste que leu mas nunca em momento algum eu me mataria por Deus eu amo demais o que Deus me deu que me consagrou que me presenteou com a sua graça
    acha que me mataria e deixaria duas crianças indefesas a mercê da vida? quando digo senhor olhe os meus filhos foi no sentido dele olhar-me e ver que nesse dia não tinha dinheiro sequer para uma sopinha nada mais tudo se resolve na vida mas quando estamos desesperados escrevemos de alma assim como escrevo tudo o que tenho no meu blog agradeço de coração a sua ajuda e votos de uma pascoa feliz obrigada pelo carinho beijos

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus Anita!!!Que ele a proteja sempre.Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. oi zilda , queria que vc mandasse um beijo pro meu amigo norian !! beijosss

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Castiel e um grande beijo pra vc e outro pro seu amigo Norian.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelo seu comentário. Tenho apenas um ano de espiritismo e gosto mt da Doutrina. Vc me ensinou com seu comentário e ensinamento é sempre bem vindo

    ResponderExcluir
  17. obrigado pelo o esclarecimento sobre a se
    mana santa

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito do conteúdo, mas nunca encontro uma resposta exata para o perfil de Jesus, se naquela época eles eram judeus arabes, como podem representar Jesus como branco, cabelos ao vento e olhos azuis????ele certamente teria a pele morena e os cabelos ruins, vc concorda?

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger