Seguidores

quinta-feira, 4 de março de 2010

SÃO CHEGADOS OS TEMPOS



São chegados os tempos, dizem-nos de todas as partes, marcados por Deus, em que grandes acontecimentos se vão dar para regeneração há humanidade. Em que sentido se devem entender essas palavras proféticas? Para os incrédulos, nenhuma importância tem;

Aos seus olhos, nada mais exprimem que uma crença pueril, sem fundamento. Para a maioria dos crentes, elas apresentam qualquer coisa de místico e de sobrenatural, parecendo-lhes prenunciadoras da subversão das leis da natureza. São igualmente errôneas ambas essas interpretações; a primeira, porque envolve uma negação da providência, a segunda, porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da natureza, mas o cumprimento dessas leis.

Tudo na criação é harmonia; tudo revela uma previdência que não se desmente, nem nas menores, nem nas maiores coisas. Temos, pois, que afastar, desde logo, toda idéia de capricho, por inconciliável coma sabedoria divina. Em segundo lugar, se a nossa época está designada para realização de certas coisas, é que estas têm uma razão de ser na marcha do conjunto. Isto posto, diremos que o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso.Ele progride,fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõem e, moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam.Ambos esses progressos se realizam paralelamente, porquanto o melhoramento da habitação guarda relação com o do habitante.Fisicamente, o globo terráqueo há experimentado transformações que a Ciência tem comprovado e que o tornam sucessivamente habitável por seres de cada vez mais aperfeiçoados. Moralmente, a humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes. Ao mesmo tempo que o melhoramento do globo se opera sob a ação das forças materiais, os homens para isso concorrem pelos esforços de sua inteligência. Sanejam as regiões insalubres, tornam mais fáceis as comunicações e mais produtiva a terra.

De duas maneiras se executa esse duplo progresso:

Uma, lenta, gradual e insensível; a outra, caracterizada por mudanças bruscas, a cada uma das quais corresponde um movimento ascensional mais rápido, que assinala, mediante impressões bem acentuadas, os períodos progressivos da Humanidade. Esses movimentos, subordinados, quanto ás particularidades, ao livre-arbítrio dos homens, são, de certo modo, fatais em seu conjunto, porque estão sujeitos a leis, como os que se verificam na germinação, mo crescimento e na maturidade das plantas. Por isso é que o movimento progressivo se efetua, ás vezes, de modo parcial, isto é, limitado a uma raça ou a uma nação, doutras vezes, de modo geral.

O progresso da humanidade se cumpre, pois, em virtude de uma lei. Ora, como todas as leis da natureza são obra eterna da sabedoria e da presciência divinas, tudo o que é feito dessas leis resulta da vontade de Deus, não de uma vontade acidental e caprichosa, mas de uma vontade imutável. Quando, por conseguinte, a humanidade está madura para subir um degrau, pode dizer-se que são chegados os tempos marcados por Deus,como pode dizer também que, em tal estação, eles chegam para maturação dos frutos e sua colheita (...)

Do livro A GÊNESE –ALLAN KARDEC – Cap.VXIII.itens 1 e 2

10 comentários:

  1. Para bom entendedor meia palavra basta.Um abraço Zilda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Zilda, já estive aqui uma vez mas não consegui acessar sus lista de seguidores. Não comentei na ocasião porque estava num alto grau de irritação e preferi não escrever, pois a energia daqui é outra.

    Tenho certeza que se meu pai não tivesse "virado estrelinha" seria seu primeiro seguidor. Era discípulo e mestre dessa doutrina.

    Intenso , reflexivo e "cutucador" texto.
    Um beijo e parabéns pela iniciativa.Necessitávamos de um "cantinho de reflexão, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras do António...
    Bjo
    áurea

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!
    òtimo post muito esclarecedor e ótimo de se rever sempre!
    Bom domingo pra ti!
    bjss no ♥

    ResponderExcluir
  5. Lau querida!!Obrigada por suas palavras!!!!Grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Zilda!!
    Obrigada pelo convite! Amei estar aqui e ler o seu post,-maravilhosa escolha-, apropriado para o momento. Obrigada por fazer parte desta corrente de amor, pois só tomando consciência, mudaremos os nossos hábitos, vibraremos no amor, por um mundo melhor.
    Eu já estive aqui, nao viu minha carinha de anjo rsrs nos seguidores?
    Deixo minhas melhores vibracoes de uma semana de paz e de muito amor.
    Feliz dia das mulheres!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Valeu Márcia!!!!Obrigada pela volta.Bjssssssssss

    ResponderExcluir

Gostaria de ler a sua opinião!

Copyright © 2010 - 2011 RUMOS LIBERTADORES!!.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger